Descrição:
Citadas por Frei Cristóvão dos Reis (1779).
A sua descoberta é atribuída ao Padre Manuel Almeida, que casualmente as descobriu em 1730. Este participou a sua descoberta a um irmão que era desembargador em Lisboa, onde a notícia rapidamente se espalhou, sendo então considerada das melhores águas férreas do país. A concorrência aumentou, recebendo mesmo a visita do ministro José Seabra (de D. João V), e foi sempre aumentando até 1862, diminuindo a partir dessa data até 1867, segundo informação dada aos Quesitos de 1867, citado por Acciaiuoli (1994,IV: 332-3)
A comprovar essa fama temos as referências anuais no Almanaque, publicação anual de grande divulgação no século XVIII.
Em 1912 foi feito o pedido de concessão. As análises químicas são da responsabilidade de Bonhorst (1912) e o relatório de reconhecimento de Torres (1916).
Na temporada de 1999 as termas foram encerradas por ordem do IGM e da Direcção Geral de Saúde, por falta de “ condições higiénicas”. Não havia sanitários e a velha buvete apresentava-se degradada.
No ano seguinte o concessionário, Osvaldo Martins, vendeu as termas à CM da Anadia pelo preço simbólico de 12.500$00.
Depois de várias obras, de que se encarregou a nova concessionária, as termas reabriram em 1 de Agosto de 2003.
Embora esta água “ferruginosa” seja sobretudo utilizada por ingestão, a Câmara Municipal projecta a construção de balneários ao fundo do terreiro, defronte da fonte, onde serão administrados alguns tratamentos balneoterápicos, para este tipo de águas. Não seria mais interessante especializar estas termas só em doenças de sangue, portanto na ingestão da água mineral. Porque não um restaurante dietético com um bar de provas de águas a explorar por alguém especialista nesta culinária, onde seria permitido desgostar uma única marca de vinhos da região da Bairrada. Em Coimbra existe uma confraria de águas que eventualmente poderá estar interessada nesta exploração.
Quimismo da água:
Mineralização Total: Fracamente mineralizada
Composição Iónica: Bicarbonatada magnesiana ferruginosa
Indicações Terapêuticas e respectivas patologias | Programas de Bem-Estar:
Doenças do sangue (anemias e outras por carência de ferro)
Doenças gastro-hepáticas (gastro-duodonais e hepatopatias)
Época termal (Datas e Horários de Funcionamento):
4 de Junho a 31 de Outubro